Tuesday 16 June 2009

Depilacao - Pelo encravado



Depilar é preciso, mas às vezes os pêlos são substituídos por manchas, espinhas ou irritações na pele. Para evitar o problema, é necessário escolher o método certo de depilação, aplicando corretamente e tomando algumas preucacoes.


Vamos iniciar falando sobre alguns cuidados que devemos ter para se obter um resultado satisfatório, pois sei muito bem que todos nos queremos estar com a pele lisinha e bonita. Eu sempre tenho comentado com vocês sobre o "dever de casa"....vocês começam a rir e me respondem: "to tão sem tempo" ...." nossa.. esqueci"... "Eu fiz ontem"... "quantas vezes são mesmo"...."prometo q vou começar a fazer"..."eu fiz mais não vi resultado"... " acho q não estou fazendo certo"...

Entendo completamente cada situação e prometo continuar insistindo em corrigir a tarefa....e a nota vai depender muito de vocês, por isso, cuidem-se cada vez mais, acredito que não vão se arrepender.

O que pode ocorrer após a Depilação

Aparecem espinhas na pele

Não se assustem, esses sinais que surgem na pele têm aparência de espinhas mas na verdade são foliculites, inflamações na saída do pêlo (folículo). Sua principal causa são os pêlos encravados, que não conseguem romper a pele, causando inflamação.

Mais o que e pelo encravado?

Pêlo encravado é todo aquele que não consegue ultrapassar a camada mais superficial da pele e isto ocorre por vários motivos, tais como: Pele ressecada; Distúrbios hormonais; Excesso de queratina na pele; Agressão contínua da roupa sobre à pele.

Como livrar-se das foliculites?

É indicada a aplicação de um antiinflamatório, como Nebacetim, duas vezes ao dia. Em casos mais graves, sempre sob orientação médica, deve-se aplicar cremes com antibióticos. Quando nenhuma dessas medidas funciona, receitam-se antibióticos por via oral.

Mulheres com pêlos que nascem enrolados ou que têm hormônios masculinos em níveis elevados são as principais vítimas desse problema. No primeiro caso, o formato do fio faz com que ele se enrole, dificultando o rompimento da pele e deixando-o sob o tecido. Como não é possível modificar essa característica do pêlo, a solução é investir em cuidados preventivos: durante todo mês antes de depilar, aplique um esfoliante leve, dia sim, dia não. Onde os pêlos costumam encravar aplique um creme com ácido salicílico, dez dias antes da depilação, que ajuda a descamar a pele. No segundo caso, o nível hormonal pode estimular a produção excessiva de sebo, que costuma obstruir a saída do pêlo, aumentando a possibilidade de encravá-lo. Identificada a alteração hormonal, é possível resolver o problema.

Como cuidar da pele depois da depilação?

Ela deve ser higienizada com água e sabonete neutro. Em seguida aplica-se um hidratante suave ou gel à base de calêndula ou camomila para amenizar irritações. Se a intenção é se prevenir contra pêlos encravados, o uso de gel com azuleno é a melhor opção. Estão proibidos talco, antiinflamatórios, álcool, perfumes ou cremes pesados logo depois do procedimento. Além de desnecessários, esses produtos agridem a pele e podem estimular o aparecimento de pêlos encravados ou pequenos machucados no local aplicado.


Lembrem-se

No dia da depilação, vista peças largas e, preferencialmente de algodão. Jeans e lycra, por exemplo, contribuem para o aparecimento de pêlos encravados!

Recomendo que a depilação seja feita 3 dias antes de se expor ao sol, praia, piscina, bronzeamento artificial.


Bem pessoal espero ter ajudado a entender melhor umas das principais queixas da depilação que e o pelo encravado e caso hajam mais duvidas sobre o assunto, deixe-me um comentário, este espaço estará aberto para trocarmos experiências e sugestões.



No comments:

Post a Comment